36 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia

 ISSN 0874-2049

ALEXANDRE, Joana Dias; CARVALHO, Helena; FONSECA, Ana Margarida    CASTRO, Catarina Alexandra. Estado emocional e coping em estudantes universitários no confinamento provocado pela COVID-19. []. , 36, 1, pp.51-60.   30--2022. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/psicologia.1782.

^a

Considerando a vulnerabilidade da saúde mental dos jovens adultos, e a mudança abrupta das suas rotinas no primeiro confinamento decretado em Portugal, em março de 2020, devido à pandemia provocada pela COVID-19, este estudo analisou 1) o estado emocional de uma amostra de estudantes universitários durante o primeiro confinamento, 2) as estratégias de coping reportadas durante esse período, 3) o papel mediador das estratégias de coping no reporte de sintomas de ansiedade, depressão e stress. Os resultados indicam que, à semelhança de outros países, as mulheres reportam maiores níveis de ansiedade, depressão e stress. Também são estas que reportam não só o recurso a estratégias de coping negativo, mas também positivo (suporte social). O retraimento e a recusa medeiam a relação entre o sexo do participante e o estado emocional. Os resultados apontam para um conjunto de reflexões sobre intervenções de promoção de bem-estar em jovens universitários.

^lpt^a

Considering the vulnerability of young adults’ mental health, and the abrupt change to their routines as a result of the first lockdown decreed in Portugal due to the COVID-19 pandemic, in March of 2020, this study analyzed 1) the emotional state of a sample of university students during the first lockdown, 2) the coping strategies they reported during that period of time, 3) the mediating role of coping strategies in reported anxiety, depression and stress symptoms. Results show that, similarly to what has been found in other countries, women report higher levels of anxiety, depression, and stress. Women also report resorting more frequently to not only negative coping strategies, but also positive ones (such as social support). Strategies of Retreat and Refusal mediate the relation between the participant’s sex and their emotional state. Results point to reflecting on interventions for the promotion of young university students’ well-being.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )