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Investigação Operacional

 ISSN 0874-5161

     

 

Elaboração de itinerários turísticos Abordagem heurística de um caso real

Susana Gueifão Colaço * 

Margarida Vaz Pato †

* Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Santarém scolaco@eses.pt

† Departamento de Matemática \ ISEG - UTL Centro de Investigação Operacional \ FC - UL mpato@iseg.utl.pt

 

Abstract

The problem of Tourist Routes Design involves defining circuits for a tourist wishing to enjoy a several days visit, in a given region following his particular interests. From an Operations Research standpoint, this problem can be framed as a vehicle routing problem with time windows. Once the issue has been analysed, mathematical formulations are drawn up. The methodology proposed is based on a breakdown of the problem into three levels: the first involves determining single day routes (sub-routes), the second, built from the daily sub-routes, concerns a global route whose duration d is decided by the tourist and the third one is designed to obtain an improved global route of d days. For the first level, two constructive heuristics will be presented - a nearest neighbour heuristic and an insertion heuristic. For the second level, a constructive heuristic was created and, for the third, an improvement heuristic embedding diversification-intensification strategies. The algorithms developed were computationally implemented and tested by building tourist routes for the Santarém region.

 

Resumo

O problema da Elaboração de Itinerários Turísticos resulta da necessidade de apoiar a construção de um itinerário para um turista que pretende visitar, durante vários dias e de acordo com os seus interesses, uma determinada região e pode ser enquadrado, no âmbito da Investigação Operacional, como um problema de rotas de veículos com janelas temporais. Neste artigo é realizada uma análise do problema e são apresentadas formulações matemáticas. Seguidamente é proposto um método heurístico baseado na decomposição do problema em três níveis: um primeiro nível correspondente à determinação de itinerários com duração de um dia (subitinerários); um segundo nível para construção, a partir dos subitinerários, de vários itinerários diferentes com a duração de d dias; e um terceiro nível desenvolvido com o objectivo de obter um itinerário melhorado com duração de d dias. Serão apresentadas para o primeiro nível duas heurísticas construtivas, para o segundo também uma heurística construtiva e para o terceiro uma melhorativa com estratégias de diversificação e intensificação. Os algoritmos desenvolvidos foram testados computacionalmente na elaboração de itinerários turísticos para a região de Santarém.

Keywords: Tourist Itineraries; Vehicle Routing Problem with Time Windows; Constructive Heuristics; Diversification and Intensification Strategies

Title: Tourist Routes Design. A Heuristic Approach to a Case Study  

 

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