17La reescritura de encarnación ezcurra en la ficción y la historia argentina de las últimas decadas 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Ex aequo

 ISSN 0874-5560

SANTOS, Cecília MacDowell. Para além de «ajudar» ou de «não querer saber» delas: ensinar «Women in Developing Countries» numa Universidade Americana. []. , 17, pp.89-105. ISSN 0874-5560.

Este artigo constitui uma reflexão sobre os desafios a uma internacionalização do currículo de «Women Studies» nos Estados Unidos. Parte da minha experiência de ensino da disciplina de «Mulheres em Países em Desenvolvimento», na Universidade de São Francisco, uma universidade de Jesuítas com a missão expressa de promover a justiça social numa perspectiva global. Um dos maiores desafios colocados a este tipo de curso está no risco de o mesmo reforçar o etnocentrismo e o essencialismo, através da reprodução daquilo a que Chandra Mohanty chama «a diferença do Terceiro Mundo». Baseando-se no apelo de Mohanty a uma «solidariedade feminista não-colonizadora e transfronteiriça» e recorrendo à tipologia das formas de solidariedade, de Peter Waterman, o artigo discute as abordagens dos estudantes ao tema das «mulheres em países em desenvolvimento», bem como as formas de solidariedade assumidas ou implícitas nas teorias das mulheres/do género e do desenvolvimento/globalização referidas no curso.

: mulheres e desenvolvimento; teoria feminista; solidariedade feminista e pós-colonial; solidariedade internacional.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License