20 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Ex aequo

 ISSN 0874-5560

BRANDAO, Ana Maria. Queer, mas não muito: género, sexualidade e identidade nas narrativas de vida de mulheres. []. , 20, pp.81-96. ISSN 0874-5560.

Partindo de uma investigação empírica baseada nas narrativas de vida de um conjunto de mulheres envolvidas em relações homo-eróticas, pretende-se discutir algumas propostas da teoria queer, explorando a aplicação do conceito de performatividade e as teses da fluidez identitária ao estudo das identidades. Em especial, examina-se até que ponto as entrevistadas partilham de uma visão das relações entre género, desejo e identidade como sendo fluidas, incoerentes e instáveis, como se relaciona a visão que defendem com a identidade sexual que reclamam e de que modo é essa identidade construída através de práticas de modelação e apresentação do corpo. Os resultados sugerem a necessidade de aprofundar e expandir a análise dos pontos de tensão entre género e sexualidade.

: Performatividade; teoria queer; identidade; homo-erotismo feminino.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License