21 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Ex aequo

 ISSN 0874-5560

ESQUIVEL, Patrícia. Mulheres Artistas na Idade da Razão. Arte e Crítica na Década de 1960 em Portugal. []. , 21, pp.143-160. ISSN 0874-5560.

^lpt^aO novo estatuto das mulheres artistas nos anos de 1960 em Portugal é analisado a partir das obras das artistas mais significativas (Paula Rego, Helena Almeida e Lourdes Castro) e da sua recepção por parte da crítica. Trata-se de uma verdadeira transformação. Ao nível da postura dessas mulheres, quebram-se as barreiras que as confinavam a um tipo de arte particular - arte feminina. Ao nível da crítica, ultrapassa-se uma atitude paternalista e discriminatória e aposta-se em critérios mais imparciais e sem preconceitos de género. Estabelece-se o contraponto entre uma arte feminina, qualificada pela crítica na primeira metade do século XX como ingénua, lírica, sensível e manifestamente solar, e uma arte de natureza reflexiva e experimental, feita nos anos de 1960 por mulheres com capacidade crítica e conceptual.^len^aThis article discusses the new status of women artists in Portugal in the 1960’s based on the works of the most significant artists (Paula Rego, Helena Almeida and Lourdes Castro) and on their appraisal by the critics. A real transformation occurs: the attitude of these women changes and the barriers that used to confine them to a particular type of art - female art - are broken. At the critic’s level, the paternalistic and discriminatory attitude is overcome, and the turn is to more impartial criteria and less gender prejudice. The article establishes the contrast between the female art, classified by critics in the first half of the twentieth century as naive, lyrical, sensitive and clearly solar, and an art of reflexive and experimental nature, made in the years of 1960’s by women with critical and conceptual ability.^lfr^aLe nouveau statut des femmes artistes dans les années 1960 au Portugal est analysé à partir des oeuvres des artistes les plus significatives (Paula Rego, Helena Almeida e Lourdes Castro) et de leur réception critique. Il s’agit d’une véritable transformation. Au niveau de l’attitude de ces femmes, les barrières qui les limitaient à un type particulier d’art - art féminin - se brisent. Au niveau de la critique, l’attitude paternaliste et discriminatoire traditionnelle est surmontée et des critères plus impartiaux et sans préjugés sexistes sont implémentés. Il se définit le contraste entre un art féminin, décrit par les critiques de la première moitié du XXe siècle comme naïf, lyrique, sensible et clairement solaire, et un art de nature réfléchie et expérimentale, réalisé dans les années 1960 par des femmes avec des compétences critiques et conceptuelles.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License