33 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Ex aequo

 ISSN 0874-5560

WHITE, Kate    MACHADO-TAYLOR, Maria de Lourdes. Género e carreiras académicas atípicas. []. , 33, pp.83-96. ISSN 0874-5560.

O presente artigo explora as carreiras académicas por sexo e atípicas, e analisa dois estudos de caso, um na Austrália e outro em Portugal. Sendo certo que os contextos nacionais e organizacionais tiveram impacto nas trajetórias profissionais destas académicas, os principais temas dos estudos de caso foram o patrocínio/tutoria, a resiliência e ser-se um estranho. A análise revela a existência de uma forte ligação entre patrocínio/tutoria e resiliência. O patrocínio/tutoria proporciona às mulheres orientação, aconselhamento e acesso a oportunidades de emprego, e ajuda-as a desenvolverem resiliência na, muitas vezes, desafiadora cultura organizacional do ensino superior (ES). Todavia, a exclusão das mulheres académicas pode fazer com que algumas delas sejam ambivalentes relativamente às suas carreiras e pode constituir um mecanismo necessário para a sua sobrevivência no ES.

: género; carreiras académicas; percursos profissionais; ensino superior.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License