36 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Ex aequo

 ISSN 0874-5560

SALEIRO, Sandra Palma. Diversidade de Género na Infância e Educação: Contributos para uma Escola Sensível ao (Trans)Género. []. , 36, pp.149-165. ISSN 0874-5560.  https://doi.org/10.22355/exaequo.2017.36.09.

^lpt^aEste artigo incide sobre a diversidade de género na infância e juventude, pretendendo mapear as dificuldades e desvantagens que se colocam a crianças e jovens com identidades e expressões de género diversas no decurso do seu percurso escolar. Para tal, recorreu-se a entrevistas de carácter biográfico a mais de três dezenas de pessoas trans(género) adultas, que relataram as suas experiências de infância e juventude. Corroborando o encontrado em outros estudos, os resultados apontam para um panorama de estranheza, desamparo e mesmo violência em ambiente escolar, que evidenciam a necessidade de implementar medidas especificamente direcionadas a esta problemática, mas também a sua incorporação nos instrumentos de combate ao sexismo e estereótipos de género.^len^aThis article focuses on the gender diversity in childhood and youth, aiming to map the difficulties and disadvantages faced by children and young people with diverse identities and gender expressions in the course of their school career. More than three dozen of trans(gender) adults were interviewed, describing their experiences as children and young people. Corroborating what has been found in other studies, the results point out to a panorama of strangeness, helplessness and even violence in school, which stress the need to implement measures specifically aimed at this problem, as well as its incorporation into tools and initiatives to fight sexism and gender stereotypes.^les^aEste trabajo se refiere a la diversidad de género en la infancia y juventud, pretendiendo mapear las dificultades y desventajas que se plantean a niños, niñas y jóvenes con identidades y expresiones de género diversas en el curso de su recorrido escolar. Para ello, se recurrió a entrevistas de carácter biográfico a más de tres decenas de personas trans(género) adultas, que relataron sus experiencias de infancia y juventud. Tal como otros estudios han demostrado, los resultados apuntan a un panorama de extrañeza, desamparo e incluso violencia en ambiente escolar, que evidencian la necesidad de implementar medidas específicamente dirigidas a esta problemática, pero también su incorporación en los instrumentos de combate al sexismo y los estereotipos de género.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License