36 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Ex aequo

 ISSN 0874-5560

OLIVEIRA, Catarina Sales    MENDES, Andreia. Brincar ao género: Socialização e igualdade na educação pré-escolar. []. , 36, pp.167-186. ISSN 0874-5560.  https://doi.org/10.22355/exaequo.2017.36.10.

Neste artigo, aborda-se a socialização de género na educação pré-escolar. Procurou-se observar como se realiza o processo de socialização de género numa sala de jardim-de-infância em que a educadora frequentou uma oficina de formação em educação de género e cidadania. Acionando uma metodologia de tipo qualitativo, o estudo decorreu numa sala de uma Instituição Privada de Solidariedade Social (IPSS). Os resultados sugerem que a socialização é fortemente marcada pelos papéis de género, o que na sala observada se manifestou de acordo com uma lógica institucional dominante de cariz tradicionalista. A ação e práticas educativas denotam uma sensibilização para as questões do género e da cidadania, mas ainda aquém de uma promoção efetiva.

: Igualdade de género; papéis de género; socialização de género; educação pré-escolar; pedagogia igualitária.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License