36 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Ex aequo

 ISSN 0874-5560

FREITAS, Marcel de Almeida    PEREIRA, Eduardo Godinho. A inexpressiva representação feminina nas academias científicas brasileiras e no prêmio Nobel. []. , 36, pp.189-202. ISSN 0874-5560.  https://doi.org/10.22355/exaequo.2017.36.11.

^lpt^aO texto trata da persistente quase ausência de mulheres nas principais academias científicas do Brasil e também entre os vencedores do Prêmio Nobel, e como tal fato ajuda a desestimular que alunas ingressem nas carreiras científicas, pois, inconscientemente, essas instituições passam a ideia de que a ciência é masculina. Argumenta-se que a maior inserção de mulheres nessas instituições, assim como a maior divulgação de mulheres cientistas, encorajaria que mais estudantes do sexo feminino se interessassem pelas carreiras acadêmicas. A título de ilustração, são apresentados dados referentes às principais academias científicas brasileiras, ao percentual de líderes de área na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Brasil e ao Prêmio Nobel.^len^aThe text deals about the persistent and almost absence of women in the main scientific academies of Brazil and among the winners of the Nobel Prize and how this helps to discourage female students entering scientific careers since, unconsciously, these institutions convey the idea that science is masculine. It is argued that a greater insertion of women in these institutions, as well as a greater dissemination of female scientists, would encourage more female students to become interested in academic careers. As illustration, some data are presented referring to the main Brazilian scientific academies, to the percentage of area leaders in the Brazilian institution that awards grants for higher education (CAPES) and to the Nobel Prize.^les^aEl texto trata de la persistente casi ausencia de mujeres en las principales academias científicas de Brasil y también entre los vencedores del Premio Nobel, y como tal hecho ayuda a desestimular que alumnas ingresen en las carreras científicas, ya que, inconscientemente, esas instituciones pasan la idea de que la ciencia es masculina. Se argumenta que la mayor inserción de mujeres en esas instituciones, así como más divulgación de mujeres científicas, alentaría a que más estudiantes del sexo femenino se interesaran por las carreras académicas. Como ejemplificación, se presentan datos concernientes a las más importantes academias científicas brasileñas, al porcentaje de líderes de área en la institución brasileña responsable por la concesión de becas de enseñanza superior (CAPES) y al Premio Nobel.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License