37 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Ex aequo

 ISSN 0874-5560

FREIRE, Priscila. ‘Ideologia de gênero' e a política de educação no Brasil: exclusão e manipulação de um discurso heteronormativo. []. , 37, pp.33-46. ISSN 0874-5560.  https://doi.org/10.22355/exaequo.2018.37.03.

^lpt^aNeste artigo, realiza‑se uma análise crítica feminista da manipulação do discurso «ideologia de gênero» em torno da aprovação da Base Nacional Comum Curricular no Brasil. O argumento desenvolvido busca afirmar que o olhar de estranhamento para o/a Outro/a é basilar no modo como a manipulação desse discurso coloca a centralidade da heteronormatividade do gênero na política de educação. Busca ainda demonstrar como essa centralidade está presente na aprovação final do documento com a exclusão da temática de gênero e sexualidade. Por fim, essa abordagem busca somar‑se ao conjunto de outros trabalhos que se colocaram na esteira da resistência acadêmica contra a onda conservadora no Brasil.^len^aThis article makes a critical feminist analysis of the manipulation of the discourse «gender ideology» around the approval of the Common National Curriculum Base in Brazil. The argument here developed seeks to affirm that the look of estrangement towards the Other is fundamental in the way in which the manipulation of this discourse raises the centrality of the heteronormativity of gender in education policy. It also seeks to demonstrate how this centrality is present in the final approval of the document with the exclusion of the theme of gender and sexuality. Finally, this approach seeks to join the set of other works that continue on the path of academic resistance against the conservative wave in Brazil.^les^aEn este artículo se realiza un análisis crítico feminista de la manipulación del discurso «ideología de género» en torno a la aprobación de la Base Nacional Común Curricular en Brasil. El argumento desarrollado busca afirmar que la mirada de extrañamiento hacia el/la Otro/a es fundamental en el modo cómo la manipulación de ese discurso plantea la centralidad de la heteronormatividad del género en la política de educación. También busca demostrar cómo esta centralidad se encuentra presente en la aprobación final del documento con la exclusión de la temática de género y sexualidad. Por último, este enfoque busca sumarse al conjunto de otros trabajos que se colocaron en el camino de la resistencia académica contra la ola conservadora en Brasil.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License