Ex aequo
ISSN 0874-5560
ARORA, Cheshta. Dreaming the welfare-state: indian women-studies-movement, neoliberalism and feminist future. []. , 42, pp.57-71. ISSN 0874-5560. https://doi.org/10.22355/exaequo.2020.42.03.
^len^aThrough an account of the history of women-studies-movements in India, the paper aims to interrogate the ‘temporality’ of feminist response to the neoliberal reality. By juxtaposing two dominant narratives situated differently, the paper appeals for a re-evaluation of contemporary feminist knowledges that bemoan the loss of ‘welfare state’ and collective political struggles. Through a critical account of women-studies-movements in India, and the inability of their dominant stories to respond to the current conundrums of responding to the ‘neoliberal’ subject, the paper argues that it is not just the neoliberal reality which is hegemonic and all too powerful, but also the feminist stories that constitute it.^lpt^aNeste artigo, através de uma descrição da história dos estudos e movimentos das mulheres na Índia, pretende-se interrogar a «temporalidade» da resposta feminista à realidade neoliberal. Ao justapor duas narrativas dominantes situadas de forma diferente, apela-se a uma reavaliação dos conhecimentos feministas contemporâneos que lamentam a perda do «Estado-providência» e das lutas políticas coletivas. Através de uma descrição crítica dos estudos e movimentos das mulheres na Índia, e da incapacidade das suas histórias dominantes em responder aos atuais dilemas de dar resposta ao tema «neoliberal», argumenta-se que não é apenas a realidade neoliberal que é hegemónica e demasiado poderosa, mas também as histórias feministas que a constituem.^les^aEn este artigo, a través de un relato de la historia de los estudios y movimientos de mujeres en la India, se busca interrogar la «temporalidad» de la respuesta feminista a la realidad neoliberal. Al yuxtaponer dos narrativas dominantes situadas de manera diferente, se apela a la reevaluación de los conocimientos feministas contemporáneos que lamentan la pérdida del «Estado de bienestar» y las luchas políticas colectivas. A través de un relato crítico de los estudios y movimientos de mujeres en la India, y de la incapacidad de sus historias dominantes en responder a las incógnitas actuales de dar respuesta a la cuestión «neoliberal», se sostiene que no sólo la realidad neoliberal es hegemónica y demasiado poderosa, sino también las historias feministas que la constituyen.
: .