44 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Ex aequo

 ISSN 0874-5560

CORCETTI, Elisabete    PETINELLI-SOUZA, Susane. Ações afirmativas no ensino superior brasileiro. []. , 44, pp.79-92.   31--2021. ISSN 0874-5560.  https://doi.org/10.22355/exaequo.2021.44.06.

^a

O presente artigo tem o objetivo de desenvolver reflexões sobre as ações afirmativas no ensino superior brasileiro, levando em consideração a perspectiva de raça/etnia e gênero. O estudo qualitativo ocorreu a partir de pesquisa documental. A implantação da Lei de Cotas vem contribuindo para a inclusão racial nas instituições de ensino brasileiras, tornando-se um relevante instrumento para reverter a exclusão de indivíduos na educação superior. Entretanto, ainda existem ações a serem desenvolvidas com vistas ao seu aprimoramento. A partir do estudo realizado, é perceptível que, na concepção de políticas públicas no ensino superior, o gênero vem sendo preterido em relação a outros aspectos considerados nos estudos interseccionais.

^lpt^a

The aim of this paper is to examine affirmative action measures in Brazilian higher education, taking into account the perspective of race/ethnicity and gender. The qualitative study was based on documentary research. The implementation of the Quota Law has contributed to racial inclusion in Brazilian educational institutions, becoming a relevant means to reverse the exclusion of individuals from higher education. However, some actions still need to be undertaken in order to improve it. The study carried out shows that, in the design of public policies in higher education, gender has been neglected in relation to other aspects considered in intersectional studies.

^len^a

Este artículo tiene como objetivo desarrollar reflexiones sobre las medidas de acción afirmativa en la educación superior brasileña, teniendo en cuenta la perspectiva de raza/etnia y género. El estudio cualitativo se basó en una investigación documental. La implementación de la Ley de Cuotas ha contribuido a la inclusión racial en las instituciones educativas brasileñas, convirtiéndose en un instrumento relevante para revertir la exclusión de las personas en la educación superior. Sin embargo, aún quedan medidas por desarrollar con miras a su mejora. Del estudio realizado se desprende que, en el diseño de políticas públicas en la educación superior, se ha descuidado el género en relación con otros aspectos considerados en los estudios interseccionales.

^les

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )