47 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher

 ISSN 0874-6885

FEY, Andréia Schach    RAUEN, Margarida Gandara. Currículo de arte e equidade de gênero: Existem compositoras?. []. , 47, pp.57-76.   01--2022. ISSN 0874-6885.  https://doi.org/10.34619/f9ka-lag6.

^a

Este estudo tem um aporte feminista e aborda o androcentrismo no currículo da educação básica, demonstrando a sub-representação de mulheres artistas em uma coleção de livros didáticos de arte para o Ensino Fundamental II no Brasil. Devido à pior visibilidade feminina nos conhecimentos estereotipados de música, propomos um repertório complementar de compositoras reconhecidas na história mundial marginal da arte. Incentivamos docentes a investigarem alternativas para a desnaturalização do androcentrismo, problema recorrente no campo educacional, apesar de haver orientações curriculares que defendem a equidade e a diversidade cultural.

^lpt^a

The art curriculum and women: An inclusive proposal? This study has a feminist stance and addresses androcentrism in the curriculum of basic education by demonstrating the underrepresentation of women artists in a collection of school textbooks of Art for middle school in Brazil. Given the worst visibility of women in the stereotyped contents of music, we propose a complementary repertoire of composers who are acknowledged in the marginal history of world art. We foster teachers to research alternatives for the denaturalization of androcentrism, which is a recurring problem in the educational field despite the curricular guidelines that defend equity and cultural diversity.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )