Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher
ISSN 0874-6885
FEY, Andréia Schach RAUEN, Margarida Gandara. Currículo de arte e equidade de gênero: Existem compositoras?. []. , 47, pp.57-76. 01--2022. ISSN 0874-6885. https://doi.org/10.34619/f9ka-lag6.
^a
Este estudo tem um aporte feminista e aborda o androcentrismo no currículo da educação básica, demonstrando a sub-representação de mulheres artistas em uma coleção de livros didáticos de arte para o Ensino Fundamental II no Brasil. Devido à pior visibilidade feminina nos conhecimentos estereotipados de música, propomos um repertório complementar de compositoras reconhecidas na história mundial marginal da arte. Incentivamos docentes a investigarem alternativas para a desnaturalização do androcentrismo, problema recorrente no campo educacional, apesar de haver orientações curriculares que defendem a equidade e a diversidade cultural.
^lpt^aThe art curriculum and women: An inclusive proposal? This study has a feminist stance and addresses androcentrism in the curriculum of basic education by demonstrating the underrepresentation of women artists in a collection of school textbooks of Art for middle school in Brazil. Given the worst visibility of women in the stereotyped contents of music, we propose a complementary repertoire of composers who are acknowledged in the marginal history of world art. We foster teachers to research alternatives for the denaturalization of androcentrism, which is a recurring problem in the educational field despite the curricular guidelines that defend equity and cultural diversity.
^len: .