48Até sempre, Paula: ‘In paradise, how you will enchant the angels!’ 
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Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher

 ISSN 0874-6885

MACEDO, Ana Gabriela. A arte do contador de histórias e o dever do contador de histórias: Paula Rego e Martin McDonagh, um diálogo visual e literário. []. , 48, pp.29-47.   20--2023. ISSN 0874-6885.  https://doi.org/10.34619/awgm-owob.

Paula Rego criou em 2004-05 um conjunto de composições (pastel e litografias) inspiradas na peça de Martin McDonagh The Pillowman (2003), à luz de um princípio partilhado por ambos: “o dever do(a) contador(a) de histórias é contar uma história”. Este pretensamente inocente axioma assenta no princípio da rejeição da função social do artista enquanto “legislador” da Humanidade, face à sua liberdade e ao seu direito de iludir a censura e rejeitar o autoritarismo. Daí o recurso estratégico ao grotesco, ao absurdo e à transgressão, que tanto a artista como o dramaturgo privilegiam declaradamente na sua estética.

: contador(a) de histórias; absurdo; grotesco; transgressão; censura.

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