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Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

GORAYEB, Ricardo. O ensino de habilidades de vida em escolas no Brasil. []. , 3, 2, pp.213-217. ISSN 1645-0086.

^lpt^aHabilidades de Vida são capacidades para comportamento adaptativo positivo, que possibilitam-nos negociar eficazmente as demandas e desafios do cotidiano. Envolvem habilidades pessoais que potenciarão as relações interpessoais. A OMS sugere que programas sejam desenvolvidos para reduzir comportamentos de risco e aumentar cuidados com saúde física e mental. Adolescentes são uma população especial para estes programas, pela sua maior vulnerabilidade. Vimos desenvolvendo no Brasil programas para ensino de Habilidades de Vida com adolescentes, em escola pública de futuros professores, com conteúdo elaborado através de adaptação cultural de programas da OMS. O objetivo é capacitar adolescentes de hoje, e preparar multiplicadores para incorporar estas habilidades em suas práticas profissionais. Utiliza-se exposição oral, discussões, dramatizações e dinâmica de grupos, em sessões semanais. O programa foi adequadamente adaptado, e houve aumento do conhecimento sobre as habilidades. Os adolescentes incorporaram habilidades no seu cotidiano, melhorando a qualidade das relações interpessoais e aumentando sua competência social.^len^aLife Skills are skills for positive adaptive behavior that enable us to deal efficiently with daily demands and challenges. They include personal skills that enhance interpersonal relationships. The WHO has suggested the development of programs to reduce health risk behaviors and to improve physical and mental health care. Teenagers are a special target population for these programs because of their increased vulnerability. We have been developing in Brazil programs to teach life skills to teenagers in a public school for future teachers, using culturally adapted material from WHO programs. The aim is to qualify today's teenagers and to train multipliers to incorporate these skills into their everyday professional practices. Oral expositions, group discussions, dramatization (role playing) and group dynamics techniques are utilized in weekly sessions. The program was adequately adapted and we observed an increase in knowledge concerning the skills. Teenagers incorporated skills into their everyday life, improving the quality of their personal interrelationships and increasing their social competence.

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