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Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

MARTINS, Luciana; QUAYLE, Julieta; LIVRAMENTO, Maria L.    LUCIA, Mara C. Souza de. Reflexões sobre a visita médica em um hospital-escola. []. , 4, 1, pp.69-82. ISSN 1645-0086.

^lpt^aA visita médica faz parte da rotina de um hospital-escola. Nela, são apresentados casos e discutidas as condutas médicas, os exames, as cirurgias e os medicamentos. Visa atingir objetivos didáticos, constituindo um importante instrumento para o aprendizado dos estudantes e residentes de medicina. Entretanto, essa prática pode ter efeitos negativos sobre os pacientes. Este estudo visou investigar os sentimentos e idéias despertados a partir da visita médica em pacientes internados na Enfermaria da Unidade de Transplante Renal (UTR) da Divisão de Clínica Urológica do Hospital das Clínicas da FMUSP. Foram entrevistados 55 pacientes e os dados foram analisados segundo o método qualitativo de análise do Discurso do Sujeito Coletivo. Observou-se que a visita é percebida pelo paciente de maneira ambígua e conflitiva. Referem dificuldades para compreender o que é dito a respeito de sua doença e sentem-se desinformados, desamparados e excluídos de seu próprio tratamento. Por outro lado, sentem-se acolhidos e prestigiados quando recebem por parte de toda equipe, no momento da visita, atenção e informação sobre sua doença e tratamento. Foram feitas sugestões para o melhor aproveitamento da situação de visita médica no hospital-escola, de modo que, sem perder seu objetivo didático, ela possa assumir um papel mais efetivo na assistência ao paciente.^len^aThe medical visit is a routine at a university hospital. It has didactic purposes and clinical cases, diagnostic techniques ant treatment possibilities are discussed. Probably it's the most important learning tool for medicine students and residents. However, this practice may have negative effects on some patients. This study aimed at investigating the ideas and feelings awaked by this procedure in hospitalized patients during medical visits at the Kidney Transplant Unit of the Urology Department at Hospital das Clínicas, São Paulo University. Fifty-five inpatients were interviewed. The answers were analyzed according to the "Collective Subject Speech" qualitative approach. Data point out that patients have an ambiguous and conflictive perception of medical visits, referring difficulties to understand medical expressions, feeling abandoned and excluded from their own treatment. On the other hand, they feel protected and important when they receive attention and information by the medical staff. Suggestions were made aiming at the better use of the situation so that without losing its didactic objective the assistencial aspect may be improved.

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