9 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

ALVES, Maria Neves    OLIVEIRA, Eusébio Augusto Medeiros de. O efeito do desemprego no stress e coping dos professores do 2º ciclo. []. , 9, 2, pp.335-347. ISSN 1645-0086.

^lpt^aO desemprego constitui um flagelo na nossa sociedade. Os professores são uma das categorias profissionais mais atingidas. Esta situação tem consequências sociais e psicológicas que se reflectem na saúde do indivíduo. O objectivo deste estudo é compreender o stress e a forma como os professores lidam com ele, ou seja a utilização de estratégias de adaptação (coping). A amostra contempla 100 professores do 2º ciclo, 50 desempregados e 50 exercendo a docência, em ambos os casos 25 homens e 25 mulheres a residir na zona norte de Portugal. Os professores do primeiro grupo encontravam-se desempregados ou aguardando a entrada na profissão. Os instrumentos utilizados para a avaliação do stress foram a Escala Toulosana de Stress (ETS) e a Escala Toulousana de Coping (STC) para perceber as estratégias face ao stress. Os resultados mostram que os professores desempregados ou com retardamento na entrada para a docência têm um stress elevado (p.< 0001), em comparação com os professores que exercem a profissão. A natureza do stress éuma Tensão sócio-emocional,uma Tensão física e depressiva, Perturbações físicas e agitação. Ambos os grupos manifestam um stress elevado relativamente ao futuro Lassidão e angústia temporal. Não existem diferenças entre homens e mulheres, já os mais jovens manifestam um stress significativamente mais elevado do que os mais idosos. A estratégia de coping mais utilizada pelos professores desempregados é a retracção, retraindo-se socialmente para reduzir o stress.^len^aUnemployment is one of the scourges of modern society and teachers are among the professional categories most affected by it. This situation gives rise to social and psychological consequences with repercussions on an individual's health. The objective of this study is to understand the nature of the stress and how teachers cope with it. The sample consisted of 100 secondary school teachers in Northern Portugal, 50 of whom were unemployed and 50 who were actively teaching, each group being equally divided in gender (25 men and 25 women). The teachers in the first group had either been made unemployed or were still waiting to enter the profession. The instruments used for the purposes of evaluation were the Toulouse Stress Scale (TSS) to measure the level of stress and the Toulouse Coping Scale (TCS) to determine the strategies used to deal with it. The results showed that teachers who are unemployed or whose entry into the profession has been delayed, suffer increased stress in comparison with teachers practising their profession. The nature of the stress can be summarised as: socio-emotional tension, physical tension and depression, physical perturbations and agitation. Both groups demonstrated increased stress with regard to the future, tiredness and temporary anguish. There were no differences between men and women, though the youngest individuals demonstrated significantly higher levels of stress than the older teachers. The strategy of coping most employed by unemployed teachers is withdrawing from society to reduce stress.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )