11 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

OLIVEIRA, Magda; ALMEIDA, Susana    SILVA, Eunice. Sequelas neurocognitivas em crianças com tumores cerebrais: Uma revisão da literatura. []. , 11, 1, pp.83-99. ISSN 1645-0086.

^lpt^aO sucesso das intervenções médicas no decorrer das três últimas décadas permitiu um aumento do número de sobreviventes na pediatria oncológica. Este facto levou ao confronto com novas questões relacionadas com a qualidade de vida e com a taxa de eficácia das intervenções implementadas atendendo às dinâmicas custo-benefício a curto, médio e longo prazo para cada criança. Os estudos têm demonstrado que um quarto a dois terços dos sobreviventes de cancro infantil experiencia efeitos tardios nefastos (entre os quais neurocognitivos), moderados ou severos, em consequência da doença e intervenções terapêuticas, muitos dos quais poderão ser identificados apenas alguns anos mais tarde. O objectivo deste trabalho foi realizar uma revisão da literatura com sistematização dos dados produzidos no domínio das sequelas neurocognitivas resultantes da doença e tratamentos, identificadas e caracterizadas em crianças diagnosticadas com tumores cerebrais. Os resultados da pesquisa efectuada através do cruzamento dos descritores definidos, conduziram à identificação de 13 artigos elegíveis publicados entre os anos de 2003 e 2007. A partir da análise dos referidos artigos constataram-se: (a) alterações neurocognitivas resultantes quer do próprio tumor, quer da acção da cirurgia, radioterapia cerebral e/ou da quimioterapia e, (b) a existência de variáveis mediadoras da natureza, intensidade e extensão das lesões detectadas. Todavia, apesar do crescente interesse no estudo das sequelas neurocognitivas em crianças com tumores cerebrais nos últimos anos, é importante que se continuem a desenvolver estudos com menos limitações metodológicas que tragam novos contributos na área, e que implementem projectos de avaliação e reabilitação neurocognitiva nos serviços de saúde, com o objectivo de minimizar os défices e promover uma melhor qualidade de vida.^len^aThe success of medical interventions during the past three decades allowed an improvement in the survival rates of pediatric cancer. This fact has brought more attention to new issues related to quality of life, as well as to the range of effectiveness of the implemented interventions. These ones obey to the cost-benefit dynamics, at short, medium and long-term, for each child. Studies have been demonstrating that approximately one quarter to two thirds of survivors of childhood cancer experience moderate to severe life-threatening late effects (between them, the neurocognitive ones), which are a consequence of the disease and of the therapeutic interventions, and most of which can only be identified a few years later. The aim of this paper is to proceed to a review of the literature and systematization of the outcomes produced in the field of neurocognitive sequelae resulting from disease and treatments in children diagnosed with brain tumours. The results of the research made by the cross of the major descriptors defined, conducted to the identification of 13 published articles between the years of 2003 and 2007. Having the analysis of these articles as starting point, it was concluded that: (a) neurocognitive alterations may result from the tumour itself, the surgery, the cerebral radiotherapy and/or chemotherapy, and (b) there are variables mediating the nature, intensity and extension of the detected deficits. However, despite the growing interest in the study of neurocognitive sequelae in children with brain tumors in recent years, it is important to continue to develop studies with fewer methodological limitations that bring new contributions to the area, and to implement projects for evaluation and neurocognitive rehabilitation in health services to minimize the deficits and promote a better overall quality of life.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )