12 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

GIACOMOZZI, Andréia Isabel    CAMARGO, Brigido Vizeu. Vulnerabilidade de adolescentes afrodescencentes e caucasianos em relação ao HIV/SIDA: Estudo comparativo entre Brasil e França. []. , 12, 1, pp.143-160. ISSN 1645-0086.

^lpt^aEsta pesquisa teve por objetivo identificar aspectos culturais e psicossociais associados às vulnerabilidades de jovens afrodescendentes e caucasianos, no Brasil e na França, às DST’s e ao HIV/SIDA, sendo 240 de cada país, com o objetivo de comparar seu conhecimento sobre aids, atitudes em relação ao preservativo, sentimentos relacionados, bem como outras variáveis psicossociais intervenientes em suas vulnerabilidades ao HIV/SIDA. Os resultados evidenciaram uma multiplicidade de fatores de risco às DST e ao HIV/SIDA entre os jovens estudados. E essa multiplicidade varia de acordo com o grupo de pertença dos participantes, revelando desigualdades vivenciadas por membros de alguns grupos, que os expões a maior vulnerabilidade, como por exemplo, as meninas em relação aos meninos e os afrodescendentes em relação aos brancos.^len^aThe aim of this research is to identify the cultural and social psychological aspects associates to the vulnerabilities of young black students and whites, in Brazil and France, towards HIV/Aids. A quantitative and comparative study between Brazil and France was carried through, with 480 students of the average education of the two countries with the objective to compare its knowledge on AIDS, attitudes front the condom, and relation feelings, as well as other intervening psychological and social variable in its vulnerabilities to the HIV/Aids. The results had evidenced a multiplicity of factors of risk to the DST and the HIV/Aids between the studied young. E this multiplicity varies the group in accordance with of belongs of the participants, disclosing inequalities lived deeply for members of some groups, that you display the biggest vulnerability to them, as for example, the girls in relation to the boys, the black people in relation to the whites.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )