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Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

RIBEIRO, J.M.; PONTES, A.    SANTOS, L.R.. Atitudes face à sexualidade nos adolescentes num programa de educação sexual. []. , 13, 2, pp.340-355. ISSN 1645-0086.

^lpt^aA educação sexual é fundamental na promoção da saúde sexual dos adolescentes, e a escola é, de acordo com a legislação portuguesa, a responsável pela sua abordagem formal. É objetivo deste estudo avaliar o impacto de um programa de educação sexual na turma (PEST) nas atitudes face à sexualidade de adolescentes. A amostra é constituída por 99 adolescentes, com idades entre os 12 e os 14 anos, que foram divididos em 2 grupos: o experimental, que participou no PEST, e o grupo de controle. O instrumento utilizado foi Escala de Atitudes Sexuais - versão Adolescente e foi aplicado, nos dois grupos em simultâneo, antes e depois da implementação do PEST. A conceção e implementação do PEST está em consonância com as exigências da legislação vigente. Constatou-se que a participação no PEST alterou efetivamente as atitudes dos adolescentes, sendo essa alteração significativa nas raparigas, nos adolescentes com maior sucesso escolar, e nos adolescentes com melhor estatuto económico. Parece assim reforçada a importância da escola na educação para a saúde dos adolescentes, bem como a necessidade de ajustar estes programas às características específicas da sua população-alvo.^len^aSexual education is crucial in promoting adolescent sexual health, and the school is, according to portuguese law, responsible for its formal approach. The objective of this study is to evaluate the impact that a program of sexual education in the classroom (PEST) has on attitudes towards sexuality of teenagers. The sample consisted of 99 adolescents, aged between 12 and 14 years, who were divided into two groups: the experimental group, that participated in PEST, and the control group. The instrument used was the Escala de Atitudes Sexuais - versão Adolescente and was applied in both groups simultaneously, before and after implementation of PEST. The PEST designing and implementation is in line with the requirements of current legislation. It was found that participation in the PEST changed the attitudes of adolescents, with significant changes in girls, adolescents with higher educational attainment, and adolescents with better economic status. It seems thus reinforced the importance of school education for the health of adolescents, as well as the need to adjust these programs to the specific characteristics of the target population.

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