14 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

PIMENTEL, Maria Helena; MATA, Maria Augusta Pereira da    ANES, Eugénia Maria Garcia Jorge. Tabaco e álcool em estudantes: mudanças decorrentes do ingresso no ensino superior. []. , 14, 1, pp.185-204. ISSN 1645-0086.

^lpt^aOs jovens com diferenças significativas relativamente a outros grupos etários correm riscos de vária ordem. O consumo de tabaco e álcool em estudantes do ensino superior poderá ocorrer dentro de um contexto académico de maior vulnerabilidade pela envolvência peculiar, ritualizada e institucionalizada. Com o objetivo de avaliar o padrão de consumo destas substâncias e identificar possíveis mudanças decorrentes do ingresso e permanência neste nível de ensino, bem como analisar o sentido dessa mudança aplicou-se um inquérito de cariz quantitativo. Recorreu-se a uma amostra estratificada proporcional por curso e escola que integra 272 alunos do sexo masculino (40,5%) e 400 alunos do sexo feminino (59,5%). As diferenças observadas, do ponto de vista da estatística, relativamente às variáveis idade, sexo, retenção escolar e participação em atividades extracurriculares sugerem a necessidade de uma abordagem diferenciada, no sentido de implementar estratégias de educação e promoção da saúde, ajustadas e individualizadas.^len^aCompared to other age groups, young people are significantly more exposed to several risks. The consumption of tobacco and alcohol in students of higher education can occur within an academic context of increasing vulnerability, by its peculiar, ritualized and institutionalize environment . Aiming to assess the pattern of use of these substances and to identify possible changes arising from the entry and stay at this level of education, as well as analyze the effect of this change was applied to an investigation of a quantitative nature. It was used a stratified and proportional sample by course and school, constituted by 272 male students (40,5%) and 400 female (59,5%). From the statistical point of view, the differences observed related to age, sex, school retention and participation in extracurricular activities suggest the need of a differentiate approach, in order to implement adjusted and individualized educational and health promotion strategies.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )