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Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

AMORIM, Margarida Paiva    SILVA, Isabel. Instrumento de avaliação do pensamento crítico em estudantes e profissionais de saúde. []. , 15, 1, pp.121-136. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/14psd150111.

^lpt^aO pensamento crítico afigura-se como um domínio essencial em qualquer área de actuação do ser humano, constituindo um elemento fulcral nos processos de resolução de problemas e na tomada da decisão. O pensamento crítico enquanto competência ou conjunto de competências assume um papel fundamental na área da saúde, contribuindo para a eficácia do raciocínio clínico. A literatura sugere a necessidade de investir em estratégias no sentido do desenvolvimento e avaliação do pensamento crítico em saúde, tanto na área académica, como profissional. O presente estudo propõe-se descrever o desenvolvimento de um instrumento para avaliação de competências de pensamento crítico em estudantes e profissionais da área da saúde. Foi estudada uma amostra de conveniência, não aleatória, constituída por 219 indivíduos, dos quais 117 são estudantes de cursos superiores na área da saúde, e 102 são profissionais de saúde, e foram analisadas as qualidades psicométricas do instrumento. O instrumento de avaliação criado apresenta boas qualidades psicométricas relativamente à fidelidade e sensibilidade, e qualidades psicométricas razoáveis no estudo da validade. Pretende-se que este instrumento possa contribuir para o desenvolvimento de estratégias de desenvolvimento e avaliação das competências de pensamento crítico quer no contextos académico quer no profissional.^len^aCritical thinking is a key domain in any area of human activity, essential in problem solving and decision making processes. Critical thinking, as a skill or set of skills, plays a key role in the health area, contributing to the effectiveness of clinical reasoning. Literature suggests the need to invest in strategies towards the development and assessment of critical thinking in health, both in academic and professional fields. The present study aims to describe the development of an instrument to assess critical thinking skills in students and health professionals. A convenience, not random sample was studied, consisting of 219 individuals, 117 of which are students on higher education health courses, and 102 are healthcare professionals, and the psychometric qualities of the instrument were analyzed. The instrument created revealed to have good psychometric qualities regarding reliability and sensitivity, and reasonable validity. It is intended that this instrument contributes to the development of strategies to improve and assess critical thinking skills, either in academic or in professional contexts.

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