15 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

MORGADO, Alice Murteira    VALE-DIAS, Maria da Luz. Adolescência e delinquência: variáveis significativas para a construção de um modelo explicativo. []. , 15, 1, pp.277-291. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/14psd150122.

^lpt^aNa Psicologia do Desenvolvimento existe amplo consenso relativamente à complexidade dos comportamentos anti-sociais, sobretudo durante a adolescência, estádio em que se verificam múltiplas e importantes mudanças. Assim, foi concebido um projecto de investigação com o intuito de dar resposta a algumas questões sobre o fenómeno anti-social que ainda carecem de esclarecimento, especialmente no que concerne a potenciais variáveis explicativas, como aptidões sociais, auto-conceito, personalidade, ambiente familiar e nível socioeconómico. Foi aplicado um protocolo de avaliação composto por um questionário sociodemográfico e as versões portuguesas do YSR (Fonseca & Monteiro, 1999); SSQ-Student Form (Mota, Matos, & Lemos, 2011); FES (Matos & Fontaine, 1992); PHCSCS-2 (Veiga, 2006), EPQ-J (Fonseca, 1989), e SPM-56 (Raven, Court & Raven, 1998) em cinco Centros Educativos numa amostra de 121 rapazes entre os 14 e os 20 anos de idade (M= 16,54). Os resultados revelaram peculiaridades na amostra, nomeadamente uma prevalência considerável de nível socioeconómico baixo e manifestações comportamentais tanto de cariz agressivo como de desobediência, sendo roubos e agressões as formas mais frequentemente reportadas de comportamentos anti-sociais. Ficou também claro o papel preditivo de algumas variáveis de personalidade, auto-conceito, percepção de ambiente familiar e auto-controlo na escala "Antisocial" e "Problemas de Atenção/Hiperactividade" do YSR. Com o projecto de investigação apresentado ficam, portanto, evidenciadas as particularidades dos jovens delinquentes enquanto grupo específico no que diz respeito às suas percepções e características individuais, sociais, comportamentais e familiares. Acreditamos que, se estas forem consideradas para o design de novos programas de prevenção e intervenção, poderão contribuir para a sua eficácia.^len^aWithin Developmental Psychology there is a wide consensus on the complexity of antisocial behaviours, particularly during adolescence, a stage when multiple and important changes take place. Hence, we created a research project aimed at answering some questions about the antisocial phenomenon that still lack enlightening, especially regarding potential explaining variables such as social skills, self-concept, personality, family environment and socioeconomic status. We used a protocol including a sociodemographic questionnaire and the Portuguese versions of YSR (Fonseca & Monteiro, 1999); SSQ-Student Form (Mota, Matos, & Lemos, 2011); FES (Matos & Fontaine, 1992); PHCSCS-2 (Veiga, 2006), EPQ-J (Fonseca, 1989), e SPM-56 (Raven, Court & Raven, 1998). This was applied in five Educational Centres, to a sample of 121 boys between 14 and 20 years old (M=16.54). Results revealed some peculiarities in the sample, namely a strong prevalence of low socioeconomic status and of both overt and covert behavioural manifestations, with a higher frequency of theft and aggression. The predictive role of some personality, self-concept, family environment and self-control variables for the “Antisocial” and “Attention Problems/Hyperactivity” YSR scales was also evident. This research project makes evident that there are peculiarities in young delinquents as a specific group, that is, in what concerns their perceptions and individual, social, behavioural and familial characteristics. Therefore, we believe that considering our results for the design of new prevention and intervention programs may contribute for their efficacy.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )