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Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

SAPIENZA, Graziela; SCHOEN, Teresa    FISBERG, Mauro. Efeitos da intervenção psicológica na competência social de adolescentes obesos. []. , 15, 3, pp.612-622. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/14psd150305.

^lpt^aAdolescentes obesos têm dificuldades no engajamento em atividades físicas, na conscientização acerca dos problemas e consequências da obesidade e apresentam problemas psicológicos que prejudicam a competência social. Esse artigo descreve os efeitos de intervenção psicológica, concomitante à orientação de pais, na competência social e na redução do IMC de adolescentes obesos que participaram de um programa de intervenção multidisciplinar (psicológica, nutricional e física) para controle e redução de peso. Participaram 39 adolescentes separados em três grupos de intervenção: grupo experimental completo (intervenção psicológica com adolescentes e pais) - G1, grupo experimental simples (intervenção psicológica com os pais) - G2 e grupo controle (sem intervenção psicológica) - G3. Os adolescentes dos três grupos praticavam atividade física e tiveram orientação nutricional. Foram realizadas avaliação antropométrica e avaliação de competência social. Nove meses após intervenção, adolescentes de todos os grupos tornaram-se mais socialmente competentes segundo os pais, mas os do G2 apresentaram uma percentagem maior de mudança (33%, n=5). A intervenção psicológica voltada ao desenvolvimento da competência social trouxe benefícios para os adolescentes que participaram do programa para prevenção e tratamento da obesidade, pois influencia positivamente na aprendizagem de habilidades importantes para o funcionamento social, para a adesão às atividades do programa e para a manutenção dos resultados após um ano de tratamento. Os pais devem ser incluídos nas ações do programa de tratamento.^len^aObese adolescents have difficulties engaging in physical activities, becoming aware of the problems and consequences concerning obesity, as well as present psychological issues that harm social competence. The purpose of this study was to examine the effects of a psychological intervention, concomitant to parents counseling, in social competence and in the reduction of BMI of adolescents who participated a program of multidisciplinary intervention (psychological, nutritional and physical) for weight loss. 39 adolescents separated in 3 intervention groups: Complete experimental group (psychological intervention with adolescents and parents) - G1, Simple experimental group (psychological intervention with the parents) - G2 and control group (not having psychological intervention) - G3. All adolescents from the three groups practiced physical activities and had nutritional orientation. Anthropometric and nutritional evaluations were performed. Nine months after the intervention, adolescents from all groups have become more socially competent according to the parents, however those from G2 presented a higher percentage of alteration (33%, n=5). The psychological intervention focused on the development of social competence benefited the adolescents who attended programs for prevention and treatment of obesity, thus it influences positively the learning of important skills toward the social functioning, the adhesion to the program activities and the maintenance of results after a year of treatment. Parent must be included in the actions of the treatment program.

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