15 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

MAYER, Ana Paula Franco; WEBER, Lidia Natalia Dobrianskyj    TON, Claudia Tucunduva. Perfis parentais com base nas práticas educativas e alimentares: análises por agrupamento. []. , 15, 3, pp.683-697. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/14psd150310.

^lpt^aEsta pesquisa analisou a relação entre estilos parentais, práticas alimentares e o desenvolvimento nutricional dos filhos. A partir dos dados coletados por meio de 139 questionários respondidos por crianças entre 10 e 14 anos, matriculadas em escolas públicas de uma cidade do interior do Paraná (Brasil), foi realizada uma análise de cluster por segmentação da amostra. Esta análise agrupou mães e pais de acordo com a semelhança em suas práticas educativas alimentares percebidas pelos filhos participantes da pesquisa. Características socioeconômicas, práticas e estilos educativos globais e o IMC (índice de massa corporal) de pais e filhos foram relacionados aos perfis identificados. Foi verificada a relação entre estilos parentais, práticas alimentares maternas e paternas e o desenvolvimento nutricional dos filhos. Variáveis como situação conjugal, trabalho materno, gênero dos filhos, número de irmãos, IMC parental, desempenho acadêmico da criança, paterna e nível socioeconômico da família revelaram-se importantes na identificação dos perfis comportamentais de pais e mães. Por fim, verificou-se uma relação não linear entre o repertório educativo global de pais e mães e o repertório ligado à alimentação dos filhos. Isso pode constituir um indicativo da necessidade de divulgar e preparar pais e mães para a educação alimentar e deve ser levado em conta para traçar estratégias de prevenção e promoção do desenvolvimento e da saúde familiar.^len^aThis study analyzed the relationship between parenting styles, maternal feeding practices, and children’s nutritional development. A cluster analysis of data collected from 139 children between the ages of 10 and 14 was conducted by segmenting the sample in a cluster analysis. The students in the study attended public schools in a town in the state of Parana (Brazil). This analysis grouped mothers and fathers according to similarities in their feeding education practices, as perceived by their children, describing profiles of parental feeding education. Socioeconomic status, global educative practices, parental styles, and parents’ and children’s BMI (Body Mass Index) were related to the profiles identified. Variables such as marital status, maternal employment, gender of children, number of siblings, parental BMI, child's academic performance, parental education, and family income proved to be important in the identification of behavioral profiles of mothers and fathers. A nonlinear relationship was identified between the overall educational repertoire of parents and their repertoire on the feeding of children. This may indicate a need to publicize and prepare parents for feeding education, and to devise prevention and promotion of development and family health strategies. Although a comprehensive analysis of models and moderating functions has not been possible, important variables for feeding education and child development have been identified.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )