16 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

COSMA, A.; BALAZSI, R.    BABAN, A.. Bullying nas crianças romenas: o papel do abuso de substâncias. []. , 16, 1, pp.44-56. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/15psd160206.

O bullying nas escolas tem uma grande prevalência a nível mundial e os seus efeitos na saúde mental das crianças estão bem documentados. As crianças envolvidas (vitimizador ou vítima) tendem a experimentar mais problemas de saúde mentais e de se envolver em comportamentos de risco. Usando uma amostra nacional representativa da pesquisa HBSC 2010 (N=4 882), o presente estudo tem como objetivo testar vários mecanismos através dos quais a participação em comportamentos de bullying está relacionado á experiência de estados emocionais negativos. Nós testamos vários modelos de mediação que poderiam explicar a relação entre ser vitimizador e mau temperamento, pela participação em comportamentos de risco (beber e fumar semanalmente). Também testamos se a relação entre ser vítima e sentir-se deprimido(a) poderia ser explicado pelo envolvimento em comportamentos de risco para a saúde (beber semanalmente). Nossos resultados mostram que todos os modelos de mediação são significativos. Encontrámos que a relação entre ser vitimizador e o mau temperamento foi parcialmente mediada por beber semanalmente. A relação entre ser vítima e sentir-se deprimido(a) foi parcialmente mediada por beber semanalmente. Assim, as estratégias de intervenção visando os comportamentos de bullying devem também direcionar-se para o envolvimento em comportamentos de risco.

: bullying; vitimização; comportamentos de risco; problemas de saúde mental.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License