16 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

SENNA, Sylvia Regina Carmo Magalhães    DESSEN, Maria Auxiliadora. Reflexões sobre a saúde do adolescente brasileiro. []. , 16, 2, pp.217-229. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/15psd160208.

As mudanças rápidas nos processos de desenvolvimento humano durante o período da adolescência exigem adaptações constantes do indivíduo e dos contextos nos quais ele se insere. Estes ajustes são decisivos para a saúde do adolescente, da família e da comunidade, e tem implicações para os estágios subsequentes do curso de vida. Este artigo objetiva estimular uma reflexão a respeito das relações entre o desenvolvimento do adolescente e a promoção de sua saúde. Primeiramente, discutimos a complexidade do conceito de adolescência, que precisa ser compreendido na sua pluralidade, e não, simplesmente, por meio dos marcos de mudança cronológica ou fisiológica. Os indicadores de saúde associados às principais características de mudança desta fase do desenvolvimento humano são destacados, visando fornecer subsídios para as ações e políticas de cuidado e proteção dos adolescentes. Ênfase é dada à importância de se investir nas políticas públicas que consideram a diversidade cultural e regional dos adolescentes brasileiros.

: Adolescente; Saúde; Desenvolvimento Humano; Políticas Públicas.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License