17 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

MORGADO, Alice Murteira    DIAS, Maria da Luz Vale. Comportamento antissocial na adolescência: o papel de características individuais num fenómeno social. []. , 17, 1, pp.15-22. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/16psd170103.

^lpt^aOs comportamentos antissociais são mais prevalentes na adolescência em relação a outras etapas do ciclo vital, constituindo um desafio assinalável já que ocorrem numa etapa em que os indivíduos enfrentam importantes tarefas de construção de identidade e estabelecimento de relações sociais de forma saudável. A presente investigação estudou as relações entre comportamento antissocial e características individuais (género, personalidade, competências sociais, autoconceito e perceção de ambiente familiar) numa amostra ocasional de 489 adolescentes. Foi solicitado o preenchimento das versões portuguesas do Youth Self-Report, Questionário de Personalidade de Eysenck, Escala de Autoconceito de Piers Harris e Social Skills Questionnaire, tendo os encarregados de educação preenchido a versão portuguesa do Child Behaviour Checklist. Os resultados revelam diferenças significativas entre rapazes e raparigas e, de um modo geral, entre adolescentes com maior e menor tendência antissocial. É também confirmado o papel da personalidade, empatia, autoconceito e perceção do ambiente familiar, quer no comportamento antissocial autorrelatado, quer no comportamento agressivo reportado pelos pais. São delineadas estratégias, com base nos resultados obtidos, para intervir junto da população geral, no sentido de promover um desenvolvimento sócioafetivo saudável na adolescência e, assim, prevenir a um nível primário a escalada de comportamentos desviantes neste estádio de desenvolvimento.^len^aAntisocial behaviours are more prevalent in adolescence than in other stages of the life cycle. It is a remarkable challenge to address these behaviours that occur in a stage when individuals face important tasks that involve building their identity and healthy social relationships. This research studied the relations between antisocial behaviour and individual characteristics (gender, personality, social skills, self-concept and family environment perceptions) in an occasional sample of 489 adolescents. We asked participants to fill the Portuguese versions of Youth Self-Report, Eysenck’s Personality Questionnaire, Piers-Harris Self-Concept Scale and Social Skills Questionnaire. Parents filled the Portuguese version of Child Behaviour Checklist. Results show significant gender differences and, generally, significant differences between adolescents with higher and lower antisocial tendency. We were also able to confirm the role of personality, empathy, self-concept and family environment both in self-reported antisocial behaviour and in parent-reported aggressive behaviour. We define intervention strategies aimed at the general population to promote healthy adolescent socioemotional development and, consequently, prevent, on a primary level, an increase in deviant behaviours during this developmental stage.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License