17 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

RIBEIRO, Sofia; BASTO-PEREIRA, Miguel    MAIA, Ângela. Impacto intergeracional da perturbação mental em jovens com história de vitimação. []. , 17, 1, pp.74-81. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/16psd170111.

Ao longo do ano de 2014 foram acompanhados em Portugal 73019 processos de promoção e proteção, um aumento de 1452 processos desde o ano anterior. A prevalência de perturbações mentais ao longo da vida em Portugal é 42,7% apresentando a segunda prevalência mais elevada entre nove países da Europa. A perturbação mental dos pais tem sido associada a um conjunto de consequências negativas no desenvolvimento dos filhos, incluindo problemas psicológicos. Pretende-se explorar o efeito intergeracional da perturbação mental em jovens acompanhados por Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) cuja perturbação mental dos pais foi detetada e a família alvo de intervenção. Participaram 29 jovens entre os 18 e os 25 anos (M=19 anos, DP=1,69), identificados quando menores pela CPCJ como maltratados. A presença de perturbação mental dos pais diferenciou estatisticamente os jovens ao nível da psicopatologia geral e de um conjunto de dimensões do BSI. Apesar da deteção da perturbação mental dos pais e do acompanhamento das famílias notam-se consequências na saúde mental dos filhos passados em média cinco anos. Deste estudo resulta um conjunto alargado de recomendações políticas na área da promoção e proteção da infância e juventude.

: impacto intergeracional; adversidade; vitimização; perturbação mental; proteção da infância.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License