17 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

CRUZ, Mário; SANTOS, Luísa Ramos    RODRIGUES, Luís Paulo. O autoconceito e auto-estima de adolescentes praticantes de modalidades náuticas. []. , 17, 3, pp.389-402. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/16psd170307.

É reconhecido que a prática regular de atividade física, sobretudo na adolescência, uma fase marcada por um importante processo de transição biopsicossocial, constitui uma mais-valia pelos benefícios a nível fisiológico e funcional, afetivo, social e moral. A prática de modalidades náuticas, atividades desportivas da natureza, têm vindo assumir um importante papel no processo educativo global, com potenciais ganhos ao nível da auto-estima, autoconfiança e autoconhecimento. Assim, pretende-se caracterizar o autoconceito e a auto-estima de adolescentes praticantes de modalidades naúticas (remo, vela, canoagem e surf). Para tal, foi aplicado um questionário sociodemográfico e a Escala de Autoconceito e Auto-Estima a 103 jovens dos 11 aos 17 anos (59 rapazes e 44 raparigas). Os principais resultados indicam algumas diferenças estatisticamente significativas, em diferentes dimensões do autoconceito e na auto-estima relativamente a diferenças entre rapazes e raparigas e entre grupos etários. Os resultados globais observados confirmam que os jovens do presente estudo se destacam na dimensão Competência em Matemática e no fator Autoconceito Académico, tendo sido apurados resultados discretos relativamente às restantes dimensões e fatores do autoconceito e auto-estima.

: autoconceito; auto-estima; adolescência; modalidades náuticas.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License