18 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

ZIMMER, Muriane; MARCHI, Ana Carolina Bertoletti De    COLUSSI, Eliane Lucia. Treino de memória em idosos: o tablet como ferramenta de intervenção. []. , 18, 2, pp.360-373. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/17psd180207.

Ao longo do processo de envelhecimento humano algumas funções cognitivas sofrem alterações, entre elas a memória. Estudos sugerem que o declínio desta função pode ser atenuado por meio de intervenções cognitivas. O objetivo deste trabalho foi verificar o uso do tablet como ferramenta de intervenção em treino de memória com idosos. Participaram 16 idosos com perfil cognitivo normal e sem sintomatologia depressiva, os quais foram divididos por conveniência em Grupo Intervenção Convencional (GIC) e Grupo Intervenção Tablet (GIT) e submetidos a um programa de treino de memória específico. Ambos os grupos realizaram avaliação pré-intervenção seguido por quatro sessões de treinamento e reavaliação pós-intervenção. Os mesmos foram submetidos à avaliação por meio da aplicação de um Questionário Sociodemográfico, Escala de Depressão Geriátrica (GDS-15) e Mini Exame do Estado Mental (MEEM). Para a avaliação da memória foram utilizados o Teste de Aprendizado Auditivo Verbal de Rey (RAVLT) e Teste Pictórico de Memória (TEPIC - M). Os resultados apontaram que a melhora de desempenho após as intervenções foi semelhante nos dois grupos. O uso do tablet gerou o mesmo padrão de resultados comparado ao treino convencional, indicando que o mesmo pode se tornar uma ferramenta adequada para intervenção com idosos visando o treino de memória.

: Envelhecimento; Treino de memória; Tecnologia; Cognição.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License