18 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

DUARTE, Nietsnie et al. Inteligência e diabetes mellitus do tipo 1. []. , 18, 2, pp.462-473. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/17psd180214.

O objetivo deste estudo foi avaliar a habilidade intelectual de crianças com Diabetes Mellitus do Tipo 1 (DM1). Para tanto, foram consideradas as variáveis clínicas: idade ao diagnóstico e exposição a episódios de hipoglicemia. Utilizou-se como medida de avaliação da inteligência o WISC III. 20 crianças com DM1, de ambos os sexos e com idades entre seis a nove anos, participaram do estudo. Os dados obtidos foram interpretados a partir de análises descritivas e inferenciais. Observou-se que 80% dos participantes obtiveram rendimento global classificado dentro da variação normal de inteligência. As pontuações mais baixas obtidas pelas crianças diagnosticadas com DM1 foram identificadas no dominio da Organização Perceptual. A análise do impacto das variáveis clínicas sobre o desenvolvimento da inteligência apontou diferenças significativas entre crianças com início precoce da doença quando comparadas àquelas com início tardío, nos diferentes subtestes que compõem a escala. Os dados sugerem que a DM1 está diretamente relacionada a alterações no funcionamento cognitivo, especialmente em casos de início precoce da doença.

: diabetes mellitus tipo 1; inteligencia; desenvolvimento infantil.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License