18 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

COSTA, Pedro Alexandre et al. Agência e expressividade em homens e mulheres Portugueses na meia-idade e avaçada. []. , 18, 3, pp.846-858. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/17psd180317.

O modelo de Bem de papeis de género (Bem, 1974, 1981a) propõe que a masculinidade e a feminilidade são duas dimensões separadas e ortogonais, defendendo as vantagens de uma personalidade com características masculinas e femininas em detrimento de uma personalidade tipificada. Este estudo teve como objetivo avaliar as qualidades psicométricas do Bem Sex-Role Inventory (BSRI) em Portugal, especificamente duas dimensões essenciais de papeis de género - Agência/Instrumentalidade e Expressividade. Este estudo faz parte de um estudo alargado sobre saúde percebida em homens e mulheres de meia idade e de idade avançada. A amostra consistiu em 630 adultos (53.3% mulheres), com idades compreendidas entre os 40 e os 80 anos (M = 51.52; DP = 8.4). A validade de constructo foi avaliada através de Análise Fatorial Exploratória, que confirmou o modelo bidimensional de Agência/Instrumentalidade (9 itens) e Expressividade (9 itens), apresentando uma elevada consistência interna. Posteriormente, foi realizada uma Análise Fatorial Confirmatória, que confirmou o modelo de primeira ordem bidimensional com 18 itens em homens e mulheres separadamente, e na amostra total. Por fim, foi feita uma Análise Fatorial Confirmatória Multigrupos que confirmou a invariância entre géneros. O presente estudo fornece evidências de boa validade psicométrica e fatorial da versão de 18 itens do BSRI numa amostra de Portugueses de meia-idade e idade avançada.

: papeis de género; género; validação; BSRI.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License