19 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

PEIXOTO, Ana Carina; SANTOS, Carla Bernardett    MENESES, Rute F.. Habilidades sociais na promoção de saúde: preditoras da saúde mental e sexual. []. , 19, 1, pp.11-17. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/18psd190103.

A saúde, definida como um estado dinâmico que integra aspetos físicos, mentais e sociais, implica a relação entre estes, assumindo-se a sua promoção como uma estratégia relevante, com impacto significativo em estudantes do ensino superior. Os objectivos do presente estudo são: explorar a relação entre habilidades sociais, traços de personalidade e satisfação sexual e verificar se as habilidades sociais predizem as restantes variáveis, em estudantes do ensino superior. Neste estudo transversal, descritivo correlacional, o IHS - Inventário de Habilidades Sociais (Del Prette & Del Prette, 2001, adaptado para a população Portuguesa por Santos, Peixoto, & Meneses, 2017), o NEO-FFI (Lima & Simões, 2000) e a NSSS - Nova Escala de Satisfação Sexual (Santos Pechorro et al., 2015) foram administrados a 200 estudantes, com idade média de 23 anos, de três instituições do ensino superior do Norte de Portugal. As habilidades sociais correlacionaram-se e predisseram os traços de personalidade (explicando entre 5,7% e 33,7% da sua variância) e a satisfação sexual (explicando entre 4,6% e 7,9% da sua variância) da amostra. As habilidades sociais, ao revelarem potencial na promoção da saúde mental e sexual, sugerem a pertinência do seu treino junto de estudantes do ensino superior.

: habilidades sociais; traços de personalidade; satisfação sexual; promoção da saúde; estudantes do ensino superior.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License