19 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

CARNEIRO, Vânia; SILVA, Isabel    JOLLUSKIN, Glória. Diagnóstico de doença e literacia em saúde: que associações?. []. , 19, 1, pp.116-121. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/18psd190117.

^lpt^aA literatura revela que indivíduos que sofrem de alguma doença apresentam valores mais baixos de literacia em saúde, comparativamente àqueles sem um diagnóstico médico. Seria expectável que, quando acompanhados a longo prazo pelo sistema de cuidados de saúde, beneficiassem de um eventual efeito promotor da literacia em saúde resultante desse envolvimento. O presente estudo transversal visa comparar pessoas com e sem diagnóstico médico de doença quanto à literacia em saúde. Foram estudados dois grupos: Grupo 1 - “sem doença”, constituído por 258 participantes, com idades entre os 18 e os 71 anos (M=33,36; DP=13,08), tendo a maioria o Ensino Superior (64,7%). Grupo 2 - “com doença”, composto por 57 participantes, com idades entre os 18 e os 78 anos (M=42,70; DP=17,55), tendo a maioria o Ensino Superior (61,5%). Administrou-se um questionário sociodemográfico e clínico e a Escala de Literacia em Saúde (ELS). Não existem diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos ao nível da literacia em saúde, que se revela frágil, em particular no domínio crítico. No grupo 2, quando controlada a idade e a escolaridade, não existe uma correlação estatisticamente significativa entre a duração da doença e o nível de literacia em saúde total. Os resultados parecem reforçar a ideia de que não existe, ao nível da literacia em saúde, um efeito protetor do contacto com os serviços de saúde.^len^aThe literature reveals that individuals suffering from some disease have lower values ​​of health literacy, compared to those without a medical diagnosis. It would be expected that, when accompanied in the long term by the health care system, they would benefit from a possible health promoting effect resulting from this involvement. This cross-sectional study aims to compare people with and without medical diagnosis of disease regarding health literacy. Two groups were studied: Group 1 - "without disease", composed of 258 participants, aged between 18 and 71 years (M = 33.36, SD = 13.08). 64.7%). Group 2 - "with illness", composed of 57 participants, aged between 18 and 78 years (M = 42.70, SD = 17.55), most of them with Higher Education (61.5%). A sociodemographic and clinical questionnaire and the Health Literacy Scale (ELS) were administered. There are no statistically significant differences between the two groups in terms of health literacy, which is fragile, particularly in the critical domain. In group 2, when age and schooling were controlled, there was no statistically significant correlation between the duration of illness and the level of literacy in total health. The results seem to reinforce the idea that there is no protective effect of health literacy on contact with health services.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License