19 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

ROSAS, Raquel; PIMENTA, Filipa; LEAL, Isabel    SCHWARZER, Ralf. FOODLIT-PRO: Desenvolvimento de literacia alimentar. []. , 19, 1, pp.122-128. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/18psd190117.

No Plano de Acção Alimentar e Nutricional 2015-2020, a OMS realça que maus hábitos alimentares são responsáveis por doenças não transmissíveis (e.g., diabetes, doenças cardiovasculares, alguns cancros). Dada a urgência na melhoria da ingestão alimentar, a falta de consenso sobre “literacia alimentar” e a carência de investigação-acção neste domínio comprometem a melhoria de comportamentos alimentares. Para identificar lacunas teóricas, confrontam-se os dois modelos conceptuais de literacia alimentar (LA) e propõem-se objectivos de desenvolvimento (constructo, instrumento, e intervenção) no âmbito do projecto FOODLIT-PRO. O primeiro modelo define LA como a interligação de conhecimentos, competências e comportamentos relacionados com a alimentação que promovem bem-estar físico e psicológico e compreende os domínios Planear, Seleccionar, Preparar, e Comer. O segundo modelo define LA como um conjunto de conhecimentos e habilidades que suportam uma dieta saudável diariamente, construindo resiliência, e incorporando os domínios Preparar, Organizar, Factores Psico-Sociais, e Conhecimento. A ausência de variáveis psico-sociais no primeiro modelo, colmatada pelo seu sucessor, realçam a importância de investigar dimensões psicológicas da LA. Visando o aprofundamento deste campo, este trabalho apresenta o protocolo para a primeira fase do FOODLIT-PRO.

: FOODLIT-PRO; literacia alimentar; modelos conceptuais; protocolo.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License