19 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

MENDES, Leandra Silva    DIAS, Maria da Luz Vale. Relação entre estilos educativos parentais, confiança interpessoal e vinculação na adolescência. []. , 19, 1, pp.136-143. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/18psd190120.

^lpt^aO estudo teve como objetivo principal estudar a relação entre os Estilos Educativos Parentais, a Confiança Interpessoal e a Vinculação aos Pais, Pares e Par Amoroso. Analisou-se também o efeito preditor daqueles estilos na Vinculação aos Pares e ao Par Amoroso e na Confiança Interpessoal. A amostra foi constituída por 170 adolescentes, com idades entre os 12 e os 17 anos. Na recolha de dados foram utilizados: um questionário sociobiográfico; a escala de Crenças Generalizadas de Confiança - Adolescência; a Escala de Estilos Educativos Parentais; o Inventário de Vinculação na Adolescência; e o Questionário de Vinculação Amorosa. Relativamente aos resultados, constatou-se a existência de associações positivas significativas entre os Estilos Parentais e a Vinculação aos Pais, Pares, Par Amoroso e Confiança Interpessoal, o que vai ao encontro da literatura. São de destacar as correlações fortes encontradas entre os fatores da educação parental, Autonomia e Amor, e a Vinculação total materna e paterna, assim como com a Confiança e Comunicação relativas ao pai e à mãe. O Amor e Autonomia apresentam ainda uma associação positiva, moderada e significativa com o fator Confiança da Vinculação aos Pares e ao Par Amoroso. Finalmente, o efeito preditor dos Estilos Parentais nas variáveis em análise, ainda que alguns dos valores sejam modestos, corrobora a influência da educação parental em diversas relações que os adolescentes estabelecem.^len^aThis investigation seeks to study the relationship between Parental Educational Styles, Interpersonal Trust, and the Attachment to Parents, Peers and to the Loving Couple in the period of Adolescence. It was also analysed the predictive effect of these styles on Attachment to Peers and to the Loving Couple and on Interpersonal Trust. The sample consists of 170 adolescents, aged between 12 and 17 years. Data collection was made using the following instruments: Sociobiographic Questionnaire; The Parental Educational Styles Scale; the Generalized Trust Beliefs scale-Late Adolescents; the Inventory of Parent and Peer Attachment; and the Romantic Attachment Questionnaire. The results show significant positive associations between Parental Styles and Attachment to Parents and Peers, Romantic Attachment, and Interpersonal Trust, which is in agreement with the literature. The strong correlations found between the factors of parental education, Autonomy and Love, and the total maternal and paternal Attachment, as well as with the Trust and Communication concerning the father and the mother, should be mentioned. Love and Autonomy also present a positive, moderate and significant association with the factor Trust of the Attachment to Peers and Loving Couple. Finally, the predictive effect of the Parental Styles in the variables under analysis, although some of the values are modest, corroborates the influence of parental education in several relationships that adolescents establish.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License