19 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

MOUZINHO, Leandro et al. Contribuições do mindfulness às condições médicas: uma revisão de literatura. []. , 19, 2, pp.182-196. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/18psd190202.

O Mindfulness pode ser definido como a consciência que emerge através de prestar atenção, com propósito, e sem julgamento, do que ocorre no presente, de momento a momento. Este estudo teve como objetivo realizar um levantamento da produção empírica do uso do Mindfulness especificamente em condições médicas. Para isso, foi realizado o levantamento de artigos no Google Acadêmico, MEDLINE e Scielo, utilizando a palavra-chave “Mindfulness”. Como critérios de inclusão, definiram-se artigos de periódicos com Qualis de A1 a B3, pesquisas com grupo controle, condição médica presente na Classificação Internacional de Doenças (CID-10), publicados entre os anos 2010 a 2014, completos e disponíveis para leitura na internet de forma gratuita. Ao todo foram analisados 22 artigos, e 14 condições médicas foram encontradas. O câncer foi a mais frequente, seguida por diabetes, fibromialgia, HIV, hipertensão, burnout e dor crônica. Dos 22 artigos, 21 demonstraram resultados positivos quanto ao uso de programas baseados em Mindfulness para problemas dessa natureza. Os resultados positivos apontados são, em sua maioria, relacionados ao estresse, sofrimento e sintomas depressivos comórbidos aos sintomas apresentados em cada condição médica. Além disso, a maior parte dos estudos que utilizaram follow-up (21) demonstraram a manutenção dos ganhos com o uso do Mindfulness ao longo do tempo. Conclui-se que programas baseados em Mindfulness podem atuar como aliados aos tratamentos tradicionais já aplicados a diversas condições médicas.

: mindfulness; condições médicas; MBSR; MBCT.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License