19 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

PRAXEDES, Antônia Marília; ARAUJO, Janieiry Lima de    NASCIMENTO, Ellany Gurgel Cosme do. A morte e o morrer no processo de formação do enfermeiro. []. , 19, 2, pp.369-376. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/18psd190216.

^lpt^aO objetivo do presente estudo é desvelar os significados da morte e morrer vivenciados por 10 docentes e 22 discentes do Curso de Enfermagem, da Universidade do Estado do Rio grande do Norte. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa. Emergiram quatro áreas temáticas desse estudo, sendo elas: Sensações e Sentimentos ao vivenciar o processo de Morte e Morrer; As experiências das práticas do ensino de enfermagem diante da morte e do morrer; A fé e a literatura como apoio encontrado para lidar com as situações de morte e morrer; e A formação de enfermagem e o preparo para vivenciar a morte e o morrer. Verificou-se que os discentes e docentes de enfermagem sentem-se despreparados para vivenciar os processos de morte e morrer no cotidiano de suas práticas de ensino e aprendizagem, evidenciando o pouco preparo que estes obtiveram ao longo de sua formação acadêmica para enfrentarem tais situações enquanto profissionais da área da saúde.^len^aThe objective of this study is to unveil the meanings of death and dying experienced by 10 teachers and 22 students of the Nursing Course of the State University of Rio Grande do Norte. This is a descriptive, exploratory study with a qualitative approach. Four thematic areas of this study emerged, being: Sensations and Feelings when experiencing the process of Death and Dying; The experiences of nursing teaching practices before death and dying; Faith and literature as support found to deal with situations of death and dying; and Nursing training and preparation for experiencing death and dying. Results showed that the students and teachers of nursing feel unprepared to experience the processes of death and to die in the daily life of their teaching and learning practices, evidencing the little preparation that they obtained during their academic formation to face such situations as professionals of the Health area.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License