19 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

FEITOSA, Lucas et al. Atitudes e conhecimento sobre AIDS e seus significados: revisão integrativa. []. , 19, 2, pp.422-434. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/18psd190220.

O objetivo deste estudo é analisar a influência das atitudes e do conhecimento na construção social da aids e seus significados. Trata-se de uma revisão integrativa, realizada nas bases de dados BDENF, LILACS e MEDLINE/PubMed, compreendendo o período de 2010 a 2014. Foram selecionados e analisados 24 artigos que apontaram para a existência do estigma social relacionado às pessoas vivendo com HIV/aids, fato que dificulta a prevenção da epidemia e a atenção à saúde. Compreender e lidar com o estigma em relação às PVHA é parte essencial na resposta à epidemia e à promoção da saúde, dignidade e prevenção positiva. Assim como aprofundar estudos com profissionais de saúde para identificar possíveis aspectos que interferem na qualidade da comunicação e no cuidado para possibilitar intervenções mais efetivas na promoção da saúde e na resposta à epidemia do HIV.

: síndrome da imunodeficiência adquirida; HIV; atitudes; conhecimento; estigma social.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License