19 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

BARROS, Alessandra Santana Soares e. A hospitalização retratada na literatura infantil: diálogos com a educação em saúde. []. , 19, 3, pp.503-514. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/18psd190303.

^lpt^aConsiderando que os livros infantis, cujas temáticas são relacionadas à doença e/ou à hospitalização, podem se mostrar ferramentas de trabalho especialmente significativas para profissionais que lidam com crianças hospitalizadas em contextos de educação em saúde, foi analisada uma amostra intencional de vinte livros infantis ilustrados. A análise julgou a qualidade simbólica dos discursos subliminares ali contidos, sendo executada segundo os pressupostos da Escola Francesa de Análise de Discurso. Os achados indicaram que livros reproduzem os estereótipos socialmente veiculados sobre os profissionais de saúde e carregam mensagens moralizadoras sobre o comportamento ideal frente à hospitalização e/ou o sofrimento na doença. A pesquisa intentou verificar, também, se os livros cumprem alguma função informativa, representando de modo verossímil a realidade experimentada pela criança na doença e/ou na hospitalização.^len^aOnce children's books whose themes are related to illness and hospitalization, may prove to be especially significant work tools for professionals dealing with children hospitalized in contexts of health education, it was held a research that analyzed a sample of twenty illustrated children's books. The analysis judged the symbolic quality of the underlying discourses contained therein, running under the premises of the French School of Discourse Analysis. The findings indicated that books reproduce stereotypes socially conveyed about health professionals and carry moralizing messages about the ideal behavior expected from a hospitalized child. The research also checked if the books meet some informative function, representing in a convincing way the reality experienced by sick children at hospitals.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License