20 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

REIS, Catiele    FARO, André. Repercussões psicológicas após um acidente vascular cerebral (avc): uma revisão de literatura. []. , 20, 1, pp.16-32. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/19psd200102.

Este estudo apresenta uma revisão integrativa de literatura acerca das principais repercussões psicológicas relacionadas à adaptação da vítima após um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Foram utilizadas quatro bases de dados: Scopus, Science Direct, PEPSIC e SCIELO. Ao final do processo de seleção, 40 artigos foram selecionados e analisados a partir de seus métodos e principais resultados. Percebeu-se que o AVC traz repercussões psicológicas ligadas a adaptação, afetando a Qualidade de Vida (QV), o que facilita o desencadeamento de transtornos psicológicos, principalmente nos seis primeiros meses da doença. É possível notar também que o primeiro semestre da doença é considerado o período mais crítico com relação ao aparecimento dos sintomas ansiosos e rebaixamento no nível de QV. Finalmente, foi possível perceber que recuperação da funcionalidade, assim como o uso de estratégias de enfrentamento funcionais, auxiliar na promoção da QV em pacientes que sofreram um AVC.

: acidente vascular cerebral; adaptação; revisão de literatura.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License