20 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

MELO-DIAS, Carlos    SILVA, Carlos Fernandes da. Teoria da aprendizagem social de Bandura na formação de habilidades de conversação. []. , 20, 1, pp.101-113. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/19psd200108.

^lpt^aA teoria da aprendizagem social, de Albert Bandura, é revisitada em exclusividade, enquanto base conceptual do método de aprendizagem da formação de habilidades de conversação, definindo que o desenvolvimento e funcionamento da pessoa decorrem da relação triádica recíproca entre os estímulos internos, os estímulos externos, e o comportamento. A aprendizagem pela observação é assim governada por quatro processos interdependentes: a atenção, a memorização, o comportamento, e a motivação, sendo que a exposição, aprendizagem, e utilização dos padrões de modelo de pensamento e comportamento, “universalmente” disponíveis levam os observadores a transcender os limites do seu ambiente circunscrito, adquirindo desenvolvimento e concretizando escolhas e caminhos. Sendo as capacidades das pessoas, a abstração e simbolização, a aprendizagem vicariante (“aprender com a observação dos outros”), a previsão, a autorregulação, a autorreflexão, e a autoeficácia, a aprendizagem social é preferencialmente entendida como um processo de transmissão de regras para gerar e inovar comportamentos.^len^aThe social learning theory proposed by Albert Bandura is exclusively revisited as conceptual basis for the learning method of conversational skills training. This theory defines that the human development and functioning result from a reciprocal triadic relationship between internal stimuli, external stimuli, and behavior. Observational learning is, thus, governed by four interdependent processes: attention, memory, behavior and motivation. The exposure to, and learning and use of modeled patters of thought behavior, which are “universally” available, lead observers to transcend the bounds of their immediate environment, developing themselves and exploring choices and paths. Considering individual's skills as being abstraction and symbolic representation, vicarious learning (“learning by observing the others”), prediction, self-regulation, self- reflection and self-efficacy, social learning is first considered as a process of transmission of rules to generate and transform behaviors.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License