20 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

FERREIRA, Juliana Pinto et al. Alterações de memória e funções executivas em pacientes com depressão. []. , 20, 1, pp.114-121. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/19psd200109.

O transtorno depressivo maior atinge cerca de 5% da população mundial e caracteriza-se pela presença de sintomas tais como: humor deprimido, baixo interesse em algumas atividades, hipersonia ou insônia, aumento ou perda de apetite e sentimento de culpa. Diante disso, o desempenho das funções cognitivas pode ser negativamente impactado. Trata-se de um estudo transversal realizado entre janeiro e setembro de 2016 que avaliou memória de curto prazo e funções executivas de pacientes com depressão em um hospital público em Recife, Pernambuco. Como instrumentos foram utilizados uma entrevista semiestruturada para caracterizar o perfil sociodemográfico, a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão, o Mini Exame do Estado Mental, o Teste Pictórico de memória e o Teste Wisconsin de Classificação de Cartas. Foram encontradas alterações de memória de curto prazo, funções executivas e flexibilidade cognitiva, além de sintomas de depressão e ansiedade.

: memória; depressão; cognição; funções executivas.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License