20 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

SANTOS, Jéssica Dellalibera dos et al. Participação social de idosos: associações com saúde, mobilidade e propósito de vida. []. , 20, 2, pp.367-383. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/19psd200208.

A manutenção da participação social na velhice, mesmo na presença de doenças e incapacidades, tem sido potencialmente explicada pela presença de propósito de vida como um indicador motivacional que confere sentido, direção, metas e significado. Porém tais associações têm sido pouco testadas empiricamente. Buscou-se, portanto, testar um modelo hipotético explicativo da participação social considerando as variáveis sexo, idade, escolaridade, número de doenças e mobilidade e propósito de vida a partir de dados de 109 idosos (78,48+4,30 anos; 63,3 % feminino) participantes da medida de seguimento do estudo Fragilidade em Idosos Brasileiros (FIBRA) no subdistrito de Ermelino Matarazzo (SP). Utilizou-se a estratégia de Análise de Equações Estruturais via Path Analysis para testar o modelo explicativo. O modelo resultante revelou associações diretas entre escolaridade, mobilidade e propósito de vida e participação social e indiretas entre idade e participação social, mediadas por propósito de vida. Embora, tanto participação social e propósito de vida tendam a diminuir na velhice, maior propósito ampliou as associações com a manutenção das atividades sociais mesmo com o avanço da idade, independentemente de indicadores de escolaridade ou de mobilidade.

: participação social; metas; idosos; qualidade de vida.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License