20 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

POMBO, Samuel; MARINHO, Ângelo    SAMPAIO, Daniel. Propriedades psicométricas da escala de sintomas de ressaca (ESR). []. , 20, 3, pp.581-589. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/19psd200303.

O efeito adverso mais frequentemente associado a uma situação aguda de consumo excessivo do álcool é a denominada “ressaca do dia seguinte”. O presente trabalho tem como objetivo validar um instrumento psicométrico - a Escala de Sintomas de Ressaca (ESR), para avaliar a experiência da ressaca associada ao consumo do álcool. Para o efeito, foram incluídos 433 estudantes provenientes de várias escolas secundárias do distrito de Lisboa. Os sintomas de ressaca mais reportados foram: “Senti-me mais cansado do que o normal”, “Senti dor de cabeça” e “Senti-me desidratado”. A fiabilidade, avaliada através da consistência interna dos itens, apurou um coeficiente α de Cronbach de 0,86. A análise de componentes principais dos 13 itens da ESR confirmou dois componentes principais com autovalores (eigenvalues) maiores que 1,0 (autovalores 4,9 e 1,6) que representavam 38,3% e 12,9% da variação total dos sintomas. A solução fatorial explica 59,5% da variância total. A validade convergente foi assegurada pela correlação significativamente positiva entre a pontuação total da ESR e a pontuação total da Escala de Envolvimento com o Álcool para Adolescentes. Os resultados preliminares da análise psicométrica a ESR permitem a utilização deste instrumento em vários contextos de investigação dos hábitos de consumo do álcool na população.

: álcool; jovens; ressaca; escala; avaliação quantitativa; psicometria.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License