20 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

SILVA, Tamires; FOGER, Debora    SANTOS, Paulo. Despersonalização do paciente oncológico hospitalizado: uma revisão integrativa. []. , 20, 3, pp.651-658. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/19psd200308.

Ocorre nos hospitais a despersonalização do paciente, implicando no estigma da perda da identidade pessoal e passa ser o número do leito ou a doença que tem. O objetivo desse artigo é identificar alguns fatores que promovem a despersonalização durante a hospitalização. Foram selecionados estudos transversais, revisões integrativas e sistemáticas, revisões da literatura simples e estudos de caso que identificaram a despersonalização em pacientes oncológicos. As bases de dados utilizadas foram: Pubmed, Google Scholar, PePsic e Dedalus/USP. Identificou-se alguns dos motivos que promovem a despersonalização, como a perda da autonomia, a falta da comunicação e a fragilidade do relacionamento dos profissionais da saúde para com os indivíduos internados; a comunicação foi a principal ferramenta mencionada na maioria dos artigos, sendo que a falta dela promove a despersonalização; todavia, uma boa comunicação possibilita a diminuição dos casos de despersonalização. Verificou-se que a despersonalização se torna mais evidente na relação entre profissionais da saúde para com as pessoas hospitalizadas.

: hospitalização; despersonalização; comunicação; autonomia pessoal; psico-oncologia.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License