20 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

COUTO, Andréa et al. Adoecimento docente: uma análise de redes semânticas baseada na teoria dos grafos. []. , 20, 3, pp.682-697. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/19psd200311.

A utilização de grafos nas ciências sociais tem sido cada vez mais representativa, tendo em vista que este tipo de técnica possibilita o estudo das relações entre vários objetos ou categorias. O uso combinado dos grafos com as redes sociais proporciona um avanço na compreensão de fenômenos sociais. O presente artigo objetiva apresentar e analisar as relações encontradas entre as variáveis presentes em 45 artigos científicos que tratam do adoecimento docente, selecionados a partir da técnica da revisão da literatura além da rede de colaboração entre os autores e co-autores dos artigos. Após a aplicação da técnica da Análise de Conteúdo, construiu-se os grafos, com auxílio da ferramenta NodeXL, utilizando-se as categorias encontradas nos artigos. As variáveis “Adoecimento” “Docente” e “Saúde Docente”’ foram as que alcançaram maior grau de centralidade nos grafos apresentados, mantendo conexões com outras variáveis tais como Qualidade de Vida, Subjetividade, Depressão, denotando sua importância nas discussões que estão sendo empreendidas acerca do tema ora investigado, na literatura pertinente.

: docente; adoecimento; teoria dos grafos; redes semânticas; análise de conteúdo.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License