21 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

ASSUNCAO, Hugo    MAROCO, João. Utilização de medicamentos em estudantes universitários com Burnout. []. , 21, 1, pp.15-21. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/20psd210104.

^lpt^aOs exames, a entrega de trabalhos e os prazos para cumprir, criam uma elevada carga cognitiva sobre os alunos do ensino superior. O objetivo deste estudo foi analisar a associação entre variáveis psicológicas como o envolvimento académico, o burnout e o suporte social na tomada de medicação nos estudantes do ensino superior em Portugal, em função da sua finalidade. Participaram no estudo 1.067 estudantes portugueses do ensino superior (65% mulheres; média de idade= 23 anos). Os dados foram recolhidos online, através das associações de estudantes e redes sociais. Os dados indicam que um em cada três estudantes universitários tomou medicação devido aos seus estudos, sendo a principal finalidade da medicação o alívio de sintomas de ansiedade (um em seis), problemas de desempenho cognitivo (um em sete), problemas de sono (um em catorze) e sintomas de depressão (um em vinte e dois). O burnout, o envolvimento académico e o suporte social são variáveis que prevêem significativamente a probabilidade de um estudante tomar medicação. Os resultados obtidos neste estudo são úteis na implementação de ações preventivas e de programas de intervenção para estudantes universitários portugueses.^len^aStudying for exams, delivering assignments and meeting deadlines creates high cognitive demands on higher education students. The objective of this study was to analyze the association between academic engagement, burnout and social support in the use of medication among higher education students in Portugal. For this purpose we gathered data from 1,067 higher education students (65% women; average age = 23 years). Data was collected online via social networks. We found that one in three college students took medication because of their studies. The main purpose of the medication was to treat anxiety symptoms (one in six), cognitive performance problems (one in seven), sleep problems (one in fourteen) and symptoms of depression (one in twenty-two). Burnout, academic engagement and social support were significant predictors of the use of medication among university students. The results of this study are useful in the implementation of preventive actions and intervention programs for Portuguese university students.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License