21 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

SCHMIDT, Maria Luiza et al. Clínica do trabalho com professores readaptados na abordagem da psicodinâmica do trabalho. []. , 21, 1, pp.22-28. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/20psd210105.

^lpt^aA readaptação profissional resulta da situação de perdas de capacidades do trabalhador para desenvolver atividades laborais devido às limitações decorrentes de acidentes ou adoecimento. É um processo complexo permeado por múltiplos aspectos psicológicos que podem desencadear reações diversificadas caracterizadas pelos estados subjetivos do trabalhador. Objetivo: Este trabalho visa o desenvolvimento de um espaço grupal de escuta para professores readaptados. Método: As sessões ocorrem mensalmente com duração de três horas cada, são realizadas pelo Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador - Unesp, Campus de Assis - SP. Os sujeitos são professores do Ensino Fundamental e Médio do Estado de São Paulo que adoeceram e estão readaptados. A análise dos discursos está embasada na técnica da escuta clínica, tomando como referência a Psicodinâmica do Trabalho descrita por Cristophe Dejours. Resultados: Tem sido possível identificar e compreender os aspectos da dinâmica enfrentada pelos participantes em seus contextos laborais, a fim de contribuir com a promoção e construção de uma escuta sensível visando dar voz às queixas suplantadas relativas ao retorno ao trabalho. Conclusões: O espaço grupal tem se revelado um lugar de acolhimento diante da sensação de desamparo e solidão bem como das fragilidades e ressignificação dos participantes com o trabalho.^len^aOccupational rehabilitation results from situations in which the worker loses the ability to perform work activities due to limitations arising from accidents or illness. It is a complex process permeated by multiple psychological aspects that can trigger diversified reactions characterized by subjective conditions of the worker. Objective: This work aims to develop a listening group space for readjusted teachers. Method: Three-hour sessions take place monthly and are held by the Worker´s Health Care Center - UNESP, Assis Campus - SP. The subjects are Elementary and High School teachers from the State of São Paulo who have become ill and are now readjusted. The speech analysis is based on the technique of clinical listening, using the Psychodynamics of Work described by Christophe Dejours as reference. Results: It has been possible to identify and understand the aspects of the dynamics faced by participants in their work contexts in order to contribute to the promotion and construction of sensitive listening to give voice to supplanted complaints regarding the return to work. Conclusions: Group space has demonstrated to be an embracing place in face of helplessness and loneliness feelings as well as fragilities and resignification of work by the participants.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License